quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Fotografias de ontem...(17)



Fotografia que terá cerca de oitenta anos.
Maria José Henriques, também conhecida por (Ti Maria Zé da capela) com seu marido António Domingos.
Cedo vieram para Lisboa procurando melhores dias, como muitos outros fizeram nesses anos das primeiras décadas do século passado. Aqui os recordamos com as suas filhas Arminda e Aurora, que felizmente ainda se encontra entre nós.

Foto cedida por Maria Alice Domingos

sábado, 27 de dezembro de 2008

Outros tempos...




Acreditem que não é nossa intenção fazer subir as audiências do blogue ao colocarmos aqui esta fotografia dos anos setenta.
Para quem não conhece, podemos afirmar que deverá ser um dos poucos rios não poluídos que temos no nosso país.
Água corrente, cristalina, por vezes pouco "aquecida" mas que sempre convida a um mergulho ou apenas a umas tantas braçadas.
O rio Ceira é um dos "ex-líbris" da freguesia do Colmeal. Escolhido para campeonatos de pesca e muito atraente para praticar canoagem, pelas descidas que proporciona e pela beleza natural envolvente.
Mas voltando à fotografia, aqui recordamos o Zé Tó, Genita, Paula Barata, Maria Lucília, António Santos e o Fernando Neves, ao tempo presidente da União Progressiva.
Nos dias de hoje, especialmente os dois últimos, evitam expor-se assim para as fotografias (por causa das ampliações... perceberam?).

Foto cedida por Lucília Silva

Aldeia Velha





Só os mais antigos poderão identificar esta aldeia simpática de casas aninhadas nos contrafortes da encosta e aqui recordada nesta fotografia.
Casa escuras, telhados de loisa e uma ou outra já beneficiando de alguma modernidade e também de conforto. Paredes encrespadas com as economias conseguidas a trabalhar duro na capital.
Hoje, quando a visitamos já não a reconhecemos. Onde estão os telhados de colmo? E os bocados todos cultivados? E o gado fazendo tilintar os seus chocalhos? E as crianças de cores rosadas correndo umas atrás das outras em brincadeiras despreocupadas?
Tudo é diferente nos dias de hoje. Mas vale a pena visitar "a aldeia mais alta e mais linda da freguesia do Colmeal...".

Foto cedida por Manuel Duarte de Almeida

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Fotografias de ontem...(16)



No tempo em que o dia do piquenique era uma grande festa, algures numa quinta da zona de Carnide, em Lisboa.
Lembram-se dos carros eléctricos abertos e com bancos de ripas de madeira, que se apanhavam nos Restauradores?...
Farnel feito com esmerado cuidado para ser comido debaixo das oliveiras. Arroz de tomate e carapaus fritos (o frango assado aparece muito mais tarde), pastéis de bacalhau, costeletas de carneiro, umas chouriças, presunto, pão, vinho e como sobremesa, pelo que se vê... umas bananas.
E depois, havia baile, guitarras, concertinas, vozes afinadas para cantar à desgarrada e muita alegria e são convívio.
Reconhecemos a "Ti Maria do Soito", o Eduardo Ferreira de Almeida (também conhecido como "Eduardo Elias"), Alfredo Pimenta Brás com o filho ao colo (o "Tonito") e por aqui podemos avaliar os anos desta fotografia.
Hoje, seria mais complicado alguém pegar-lhe ao colo...
Com uns amigos da Rua João do Outeiro, vemos ainda Ilda e António Ferreira Ramos e finalmente, nas bananas... temos a Maria Eugénia Brás e a Isaura Costa.

Foto cedida por Isaura Fernandes

Fotografias de ontem...(15)



A serra como pano de fundo. Um pinheiro para dar um pouco de cor nesta fotografia a preto e branco. 1958/1959 será o período provável em que foi tirada. Maria de Lurdes Duarte de Almeida e os dois sobrinhos, Maria de Deus e João Manuel, filhos do grande regionalista João de Deus Duarte.

Foto cedida por Lurdes Iria

Memórias



O primeiro cartão de associado da União Progressiva da Freguesia do Colmeal.
Este pertenceu a António Domingos Neves, um dos mais activos dirigentes da Colectividade.

Cedido por A. Domingos Santos

domingo, 21 de dezembro de 2008

Fotografias de ontem...(14)



Arganil, 6 de Setembro de 1957.
Quem não os conhece?
Palmira Simões, Maria Augusta (Machada), Maria Carminda, Maria de Lurdes Almeida, Maria Justina e Manuel Henriques (Machado). Na segunda fila, Manuel Simões, Manuel Francisco e Manuel Duarte de Almeida.
Dar um saltinho a Arganil em dia de feira ou de mercado, sempre fez parte dos planos e dos hábitos dos Colmealenses.

Fotos cedidas por Lurdes Iria

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Alvará... de 1918



(Clique no documento para ampliar)


Do espólio de Fernando Costa

Fonte de chafurdo



Fomos encontrar esta fotografia bastante antiga, datada de 13 de Maio de 1937.
A acompanhar a data, uma pequena indicação "Obras do novo chafariz do Colmeal".
Não fosse a preciosa indicação no verso e dificilmente a conseguiríamos localizar. Tanto no espaço como no tempo.

Já neste blogue fizemos referência à inauguração desta obra, o novo chafariz do Colmeal, que veio substituir a fonte de chafurdo.
Só os mais antigos têm gravado na memória como era difícil ir buscar água. Facilmente se poderá concluir que a higiene não seria muita. Bebia-se a água tal como aparecia na bica, sem qualquer tratamento ou verificação de qualidade.

Cântaro no chão e depois de cheio, toda aquela força de braços para o colocar à cabeça. E o equilíbrio funcionava. Por vezes, parecia nem pesar muito ou fazer doer o pescoço. Pelo menos, quando se cruzavam com alguém e havia que "saber as novidades"...

A União Progressiva da Freguesia do Colmeal inaugurou este melhoramento em 26 de Setembro do mesmo ano.

Foto do espólio de Fernando Costa
.
UPFC

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Fotografias de ontem...(13)



Meio século atrás - 15 de Setembro de 1957 - junto a um dos grandes sobreiros que existiam ao Soladinho, reconhecemos Maria de Lourdes Duarte de Almeida. Ao colo tem uma menina, a sua sobrinha Maria de Lurdes Iria, que hoje já não usa canudos nem laçarotes do cabelo.
E quem é o rapazinho, lourinho e de boina? Já o vimos neste espaço, numa foto tirada no então Largo da Fonte.
Claro que não há nada que enganar. É o nosso Tesoureiro, o Artur Domingos da Fonte. Como ele cresceu!

Foto cedida por Lurdes Iria

Homem dos sete ofícios




Já o vimos aqui a tocar concertina. A tocar?... daqui, de onde estávamos, não se ouvia nada. Todo aperaltado, aquilo era mesmo só para a fotografia...
Depois, também todo endomingado, com o canastro do pão.
E agora? Agora, sim, vê-se que estava a trabalhar. O fato que enverga denota que a vida no seu dia a dia não seria muito fácil, apesar do sorriso que esboça. Manuel Duarte de Almeida foi o que se pode chamar "Homem dos sete ofícios".
Tendo vindo ainda muito cedo para Lisboa, nunca se negou ao trabalho. Aqui o temos na faceta de "moço de esquina" ou "moço de fretes", profissão hoje já extinta como tantas outras. Boné obrigatório e uma chapa numerada provando que estava registado e podia exercer a profissão. Muitos conterrâneos exerceram este duro trabalho na cidade de Lisboa e quem precisava deles sabia onde os encontrar .
Nestas duas fotos, tiradas pelos anos de 1943/44, vemos o jovem Manuel com um cacho de bananas e um embrulho. Fazia muitos serviços para um Banco que ainda hoje existe, pelo que este pacote deveria seguir para alguma sucursal. Nos dias de hoje, teria que haver mais cautelas...
Mas o nosso Manuel também trabalhou num jornal já desaparecido e numa empresa de caixas registadoras.
Mais tarde formou a sua própria empresa. Hoje, aproveita para descansar, porque de trabalho... já chega.

Fotos cedidas por Lurdes Iria

domingo, 14 de dezembro de 2008

Futebol... nas Seladas



De França chegaram-nos estas fotografias. São de uma famosa equipa de futebol que brilhava nos relvados por volta de 1982/83. Por vezes também actuavam em campos de terra batida.
José Manuel Ramos, Mário Martins, Rui Vilhena e Genito ainda hoje são internacionalmente conhecidos. São vistos normalmente, na época balnear, nas suas mansões no Colmeal. Mas os outros três? Um em cima (o segundo da direita) e os dois em baixo (os extremos)? Que jogaram... jogaram, mas que temos dificuldade em os identificar, também é verdade. É que nós, nessa época, jogávamos por outros lados.
Estamos certos que serão reconhecidos por quem nos visitar.



Ao que nos dizem, as claques de hoje não têm nada a ver com as claques de outros tempos ou com esta que aqui temos na foto. Veja-se o ar tranquilo, descontraído e sorridente das fãs que se apresentam nesta bancada (os bancos não aparecem na fotografia por magia do profissional que a tirou). Isabel Pinho Ferreira, Paula Gaspar de Almeida e Fernanda Dulce Costa divertem-se com as fãs do patamar inferior e que são a Fátima Geraldes, a Maria do Carmo e a Luísa Maria Costa. A conversa deve ser boa, deve...



Nesta outra versão, não sabemos se depois do intervalo ou se das substituições, reconhecemos o Tó Zé, o Zé Manel Ramos e o Rui Fernandes. Mas quem é o craque, o segundo da direita, em cima?
Em baixo, à esquerda, temos o Genito. E o "artista da bola" todo enchapelado? E o outro a seguir?
Vamos aguardar pela vossa preciosa ajuda. Estamos a evitar recorrer à FIFA...

Fotos cedidas por Rui Fernandes

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Recordações do passado (LXXVI)

.
(clicar na foto para ampliar)
.
Fotografia antiga, dos primórdios da União. Tirada no começo dos anos da década de trinta.
Fundadores e alguns sócios, dos primeiros que a colectividade teve. Pessoas que muito se esforçaram por tirar as nossas aldeias do isolamento em que se encontravam.
António Domingos Neves e Francisco Luiz (do Colmeal), José Henriques de Almeida (do Sobral) e José Antunes André (de Aldeia Velha) faziam parte deste grupo.

Foto cedida por Maria Eugénia Brás

Fotografias de ontem...(12)




30 de Junho de 1932.
Mais de setenta e seis anos são passados desde que Maria Inocência Neves e os seus dois filhos, Arminda Neves Domingos e António Domingos Neves tiraram esta fotografia. Com 44, 16 e 19 anos, respectivamente.

Foto cedida por A. Domingos Santos

domingo, 7 de dezembro de 2008

Casamento



Manuel Mendes Domingos, no dia do seu casamento, acompanhado de familiares próximos que nos foram deixando ao longo dos tempos e que hoje aqui recordamos. Maria Olinda Domingos, Assunção Mendes (irmã de sua mãe) e Maria Inocência Neves.
Conforme noticiava o extinto Boletim mensal da paróquia "O Colmeal", no seu número de 15 de Março de 1961,
"Realizou-se no dia 26 de Fevereiro nesta cidade de Lisboa o casamento do Sr. Manuel Mendes Domingos, filho do Sr.. António Domingos Júnior e da Sr.ª D. Josefa Domingos, do Colmeal, com a menina Maria Alice Domingos, filha do Sr.. António Domingos e da Sr.ª D. Maria José Domingos. Muitos parabéns."

Foto cedida por A. Domingos Santos

Homens da União


(clicar na foto para ampliar)

Fotografia que poderemos situar na primeira metade dos anos trinta do século passado. A União Progressiva da Freguesia do Colmeal foi fundada em 20 de Setembro de 1931 e aqui recordamos António Domingos Neves, José Domingos, Francisco Luiz, José Antunes André e António Domingos (da Capela). São alguns daqueles que estiveram na linha da frente, naqueles tempos difíceis e de muito trabalho.

Foto cedida por A. Domingos Santos

De New York... com saudade



Com data de 9 de Maio de 1913, esta fotografia apresentada em cartão trabalhado e em relevo, foi tirada no "Imperial Studio" em Nova Iorque e recorda-nos Francisco Domingos.
Na dedicatória e para que se perceba que América não é o mesmo que Colmeal, assina como Frank Sunday.
Francisco Domingos era tio de Arminda e de António Domingos Neves e pai de Joaquim Pinto, um jovem que teve uma esporádica passagem pela União Progressiva.

Fotografia cedida por A. Domingos Santos

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Casamento nas Seladas




(clicar nas fotos para ampliar)

"No dia 15 de Agosto, na Capela do Senhor da Amargura, realizou-se o casamento do Sr. Mário Mendes Domingos, filho do Sr. António Domingos e da Sr.ª D. Josefa Domingos, residentes no Colmeal, com a menina Arminda da Conceição Silva, natural de Lisboa e residente no Cadafaz com seus padrinhos Sr. Manuel Marques e D. Estefânea Marques, filha do Sr. Albano Rodrigues da Silva e D. Maria da Conceição Silva.
Foram padrinhos os Senhores Abel dos Santos, D. Arminda Neves Domingos Santos, Albano Nunes dos Reis e D. Arminda de Jesus Alves Martins.
Em casa dos pais do noivo foi servido um abundante almoço a muitos convidados.
Aos noivos desejamos um futuro feliz."

in Boletim "O Colmeal", N.º 8, 15 de Setembro de 1960
Fotos cedidas por A. Domingos Santos

Foto de família



Em 10 de Agosto de 1967 "estava-se bem" nas Seladas e próximo da capelinha do Senhor da Amargura a máquina registava para a posteridade esta fotografia de família.
Os mais antigos ainda se lembram que havia um púlpito à entrada da capela, que se pode ver do lado direito da foto e de onde o senhor padre fazia a homilia.
Recordamos Manuel Brás das Neves e Benvinda Canelas Neves, Arminda Santos e Abel dos Santos, Irene Marques dos Santos e Filipe dos Santos. As jovens, hoje "quarentonas" são a Luísa Maria Costa e a Fernanda Dulce.

Foto cedida por A. Domingos Santos

Névoa envolvente



Colmeal envolto num manto de nevoeiro em finais de Agosto de 1976.

Foto de A. Domingos Santos

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Terreiro do Paço



Corria o ano de 1945 ou 46. Manuel Duarte de Almeida de braço dado com seu irmão João de Deus Duarte, numa fotografia tirada no Terreiro do Paço.




Aqui os temos novamente, mas agora na companhia de um amigo e de Sebastião de Almeida... (naquele tempo o cabelo não faltava). E como é que se descobre que o Manuel Duarte gostava de andar de bicicleta?... pelas molas que lhe seguram as calças.

Fotos cedidas por Lurdes Iria