domingo, 26 de abril de 2009

Recordações



Recordamos hoje Maria da Natividade com uma criança ao colo.
Longe vão os anos em que esta fotografia foi tirada no Rolão, frente à casa da senhora Martinha, ponto de paragem e de passagem daqueles que vinham da cidade ou para ela se dirigiam. Cidade que ficava distante, a muitas horas de viagem. Cidade que alimentava ilusões de melhores dias e de um trabalho recompensador.
Era assim pelos anos vinte, trinta ou quarenta do século passado. A saída de uma aldeia sem horizontes de futuro, em que os mais novos partiam á procura do "Eldorado".

Recordemos e apreciemos também o transporte que se utilizava. Quase que um miniautocarro. Três ou quatro janelas de cada lado e uns bancos não muito cómodos. Malas, cestos, sacos e cabazes no tejadilho. Tudo era transportável e necessário, especialmente quando o destino era a aldeia.

Atente-se em outra "relíquia" desses tempos. A caixa do correio por baixo da janela do motorista, entre a roda dianteira e a porta que está aberta. Era como que a "última tiragem".

E ainda bem que a fotografia não tem cheiro, porque só o recordar o cheiro do combustível naquele tempo, nos traz à memória o efeito de alguns estômagos que não pactuavam com estas viagens.

Nos dias de hoje quando se passa pela "Martinha", só alguns e cada vez são menos, se recordam das peripécias de uma viagem naqueles tempos.

A. Domingos Santos
Foto cedida por Lucinda Almeida

Sem comentários: