segunda-feira, 9 de julho de 2012

Rancho Serra do Ceira








Perante numeroso público, proveniente da freguesia e dos vizinhos concelhos, o Rancho Folclórico «Serra do Ceira» - Colmeal, fez a sua aparição. Foi este sem dúvida o grande atractivo das Festas do Colmeal. O Largo da Fonte estava completamente cheio na noite do dia 14 de Agosto. Muitos aplausos, boa exibição, atendendo às limitações circunstanciais, e logo nessa noite surgiram convites para futuras actuações.”

Assim se referia ao aparecimento do Rancho Serra do Ceira o extinto Boletim “O Colmeal” na sua edição de Agosto - Setembro de 1977. De imediato surgiram solicitações para actuações em várias localidades, dentro e fora do concelho. E três anos depois, em 17 de Agosto realiza-se no Colmeal o 1º Festival de Folclore Beirão com a participação dos Ranchos de Lavos, Adémia, Lousã, Folgosinho e Águeda.

Como dizia Manuel Pinto Caetano, o grande criador e impulsionador do Rancho Folclórico Serra do Ceira “O folclore não é um passatempo ou uma diversão, é algo muito sério. O folclore é uma obra cultural e pretende reviver o passado dum povo para que o progresso de hoje se oriente numa linha de continuidade.” (Boletim “O Colmeal – Junho de 1980).

E outros festivais e muitas mais actuações se lhe seguiram, conforme nos recordam estas fotografias. Sem ao tempo haver os meios de comunicação que hoje estão à nossa disposição, o extinto Boletim “O Colmeal” a todos ia dando conhecimento das actividades do Serra do Ceira.

Fotos de Rui Fernandes

Sem comentários: