quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Colmeal de outros tempos



Quem se lembra da Eira assim? Na encosta, o traçado da estrada Rolão-Colmeal indiciava a sua descida para a Ponte. Os fios que atravessam a foto denotam que algum progresso já chegou ao Colmeal. O telefone foi inaugurado em 28 de Agosto de 1950 mas durante algum tempo os instalados eram muito poucos. E a electricidade só "deu à luz" em 19 de Dezembro de 1971, pelo que poderemos situar esta foto nos primeiros anos da década de sessenta do século passado.
O aglomerado de casas de pedra à vista e telhados cobertos de loisa pareciam querer resguardar a antiga escola, hoje desaparecida. Mais atrás, a velha Igreja. Era assim a Eira há cinquenta anos atrás.

Foto cedida por Diogo Correia

2 comentários:

Colmealense disse...

Sempre é bom recordar a nossa aldeia como ela era anos atrás. Nos tempos em que nós éramos mais ágeis e corríamos as suas ruas de lés a lés.
Agora, passados todos estes anos e com o estado em que as ruas se encontram, com um péssimo calcetamento, temos que andar com muito cuidado para não nos estatelarmos ao comprido.

Anónimo disse...

Foi pena terem deitado abaixo o edifício da velha escola.
Era um "marco" na vida de muitos que ali aprenderam as primeiras letras.
Que pena não se preservar o património que é de todos. Mas nós é que temos a culpa que isso aconteça e por isso devemos assumir as nossas responsabilidades.