sábado, 3 de outubro de 2009

Guarda-nocturno



"Indivíduo que, por conta dos moradores de um arruamento ou bairro, vigia durante a noite as entradas das habitações." (Enciclopédia Editorial Verbo - Público, 2004, pág. 4237)

Nesta fotografia recordamos um dos muitos guardas-nocturnos que zelavam pela segurança nas ruas de Lisboa e que estavam sempre disponíveis para auxiliar quem deles precisasse.

Manuel Joaquim, que foi do Colmeal, numa fotografia dos anos quarenta do século passado. Foi casado com Maria Adelaide Mendes, também conhecida por "Ti Adelaide do Casinho". Pai de Carlos Martins de Almeida e de Alzira Mendes de Almeida.

Foto cedida por Mário de Jesus Martins

3 comentários:

António Santos disse...

Profissão nobre hoje desaparecida das ruas das nossas cidades.
Não podemos esquecer que a União Progressiva nasceu há setenta e oito anos de uma conversa ou de uma ideia de dois guardas-nocturnos, Abel Joaquim de Oliveira e José Antunes André.

Anónimo disse...

Já naquele tempo os larápios "estudavam" o giro que os guardas-nocturnos faziam e quando eles iam por uma rua os larápios aproveitavam para "trabalhar" noutra.

Anónimo disse...

Lembram-se daquela argola que eles traziam com as chaves das portas? E atenção que as chaves eram grandes. Não se comparavam com as de agora.