sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Fernando Marques dos Santos



Fernando Marques dos Santos, que hoje recordamos neste espaço, aqui numa fotografia dos seus tempos de estudante em Coimbra.
Teve uma passagem fugaz pela vida e pelo regionalismo. Deixou-nos demasiado cedo.
Na União Progressiva da Freguesia do Colmeal registamos a sua primeira eleição, na Assembleia-Geral de 18 de Março de 1973, para o lugar de 1.º Secretário da Direcção.
Direcção que era presidida por António dos Santos Almeida (Fontes) e composta por um conjunto de nomes que muito deram ao regionalismo em geral e à colectividade em particular. Henrique Brás Mendes, Eduardo dos Santos Ferreira, António Ferreira Ramos, Manuel Simões Nunes e António Alcindo de Almeida.
Na Assembleia-Geral realizada em 27 de Dezembro do mesmo ano, ascende à Vice-Presidência. Numa Assembleia-Geral de 26 de Janeiro de 1975, é eleito para a presidência da Direcção com Manuel Simões Nunes, Maria Cecília Oliveira Barata, António de Almeida Braz, Amílcar de Almeida, Manuel Martins Barata e Fernando de Jesus Oliveira. A tomada de posse fica adiada, o que se vem a concretizar após nova Assembleia-Geral, em 9 de Março seguinte. Verifica-se mais tarde que esta Direcção irá apresentar o seu pedido de demissão colectiva, que vem a ser apreciado em A.G. Extraordinária realizada em 23 de Novembro de 1975. Para ultrapassar o impasse criado com esta demissão é nomeada uma Comissão Administrativa que vem a ser integrada por Armando Nunes dos Reis, Henrique Brás Mendes e Manuel Simões Nunes.
Fernando Marques dos Santos entre Julho de 1976 e Abril de 1977 passa a integrar como 1.º Secretário a Assembleia-Geral, com Armando Nunes dos Reis na presidência. Foi esta a sua última participação na colectividade.

Foto cedida por A. Domingos Santos

Sem comentários: