quinta-feira, 5 de junho de 2008

Um HOMEM da União


Inicia o seu percurso na União Progressiva da Freguesia do Colmeal como 2.º Secretário da Assembleia-Geral, em 30 de Junho de 1935, numa assembleia magna presidida por Joaquim Francisco Neves e secretariada por Manuel Braz das Neves e Manuel Martins. Nesse mesmo dia foram consigo eleitos para o órgão máximo da colectividade, Marcelino Francisco de Almeida, José dos Santos Almeida e Manuel Braz das Neves.
Manuel da Costa assumia os destinos da União com António Nunes dos Reis na Vice-Presidência. António Domingos Neves, José Maria Teixeira, António Martins Mendes, Abel de Olivença de Almeida, António Nunes Marques e Alberto de Almeida eram os restantes membros da Direcção.
Manuel João Miranda liderava o Conselho Fiscal enquanto na Delegação no Colmeal Manuel Simões da Costa era acompanhado por António de Almeida Freire e José dos Santos Almeida.
Volta a ser reeleito em 9 de Fevereiro do ano seguinte. Em 3 de Janeiro de 1937 passa para a Direcção e ocupa o lugar de 2.º Secretário. Nos dois anos seguintes "sobe" a 1.º Secretário. Manuel da Costa e António Nunes dos Reis assumiam nesse período os destinos da União. Trabalhou com António Martins Mendes, Manuel Martins, Américo da Luz Antunes, António Ferreira, João Mendes e António dos Santos Duarte, entre outros.
De 1939 a 42 regressa à Assembleia-Geral, onde nos dois primeiros anos trabalha com Manuel da Costa e no último, com Joaquim Francisco Neves. Em 1941 integrou ainda a Comissão de Festas.
Faz parte da primeira Comissão de Beneficência, aprovada em 30 de Janeiro de 1944, com Manuel da Costa, António Domingos Neves, José Henriques de Almeida e António dos Santos Duarte.
No período compreendido entre 18 de Janeiro de 1948 e 25 de Janeiro de 1952 (dia em que a União perde António Domingos Neves após doença prolongada), foi Secretário da Delegação no Colmeal. Alfredo Alves Caetano era o Presidente e Carlos Miranda, que foi do Sobral, o Vogal.
Volta a integrar como Vogal, em Maio de 1968, a Delegação no Colmeal que tinha António Nunes dos Reis ao comando. Manuel Martins da Cruz liderava a Assembleia-Geral quando António Simões Lopes assumia a presidência da Direcção e José Braz a do Conselho Fiscal.
Hoje, passados todos estes anos, um dos seus filhos, uma nora, um genro e também um neto assumem a continuação do seu trabalho em prol do regionalismo e da União Progressiva da Freguesia do Colmeal.
Estivemos a recordar António Domingos Júnior.

Fotografia cedida por Belita

UPFC

Sem comentários: