quinta-feira, 6 de março de 2008

Acácio Mendes da Veiga



"Será, sem sombra de dúvida, um dos filhos mais ilustres do Colmeal. Homem simples, modesto e leal, é das pessoas com quem dá prazer conversar, visto não ter um mínimo de vaidade; com a sua simplicidade e simpatia fala ao rico, ao pobre, ao jovem ou mais idoso.
Desde sempre tem estado na primeira linha, colaborando em todas as iniciativas que tenham como fim o progresso e o desenvolvimento do nosso Colmeal.
A nossa freguesia, bem como a União Progressiva da Freguesia do Colmeal, da qual é associado desde longa data, muito lhe devem, porque desde sempre se tem colocado ao seu dispor, quer contribuindo materialmente para qualquer melhoramento, cedendo gratuitamente terrenos para construção de obras ou dando o seu conselho amigo e sempre útil.
Em face das suas inúmeras qualidades, desempenhou os cargos de vice-presidente e presidente da Câmara Municipal de Góis, tendo realizado uma obra que fica a marcar na vida e progresso do nosso concelho."...
Daniel, in Jornal "O Colmeal" n.º 61 - Setembro de 1965


Podemos aqui recordá-lo com Eduardo Ferreira (Elias), Alfredo Pimenta Brás e José Brás. À sua esquerda (à direita na foto) Manuel da Costa e Manuel Mendes Domingos.

Num ambiente deveras informal em que se vislumbra um antigo forno de cozer a broa, vemos Acácio Mendes da Veiga entre Manuel da Costa e António Santos Almeida (Fontes).
À cabeceira da mesa (normalmente é quem paga a conta...) Eduardo Ferreira (Elias).
Em pé, António Domingos Júnior (o dono da casa...) e em primeiro plano Manuel Domingues, Eduardo Santos Ferreira e Manuel Mendes Domingos.
Estas fotografias terão cerca de quarenta anos e provavelmente tiradas aquando da inauguração de uma rua com o seu nome, no Colmeal.

UPFC

Sem comentários: