sexta-feira, 7 de março de 2008

Recordações do passado (XVIII)


Colmeal 1947

Sessenta anos depois rebuscámos e desencantámos esta fotografia do fundo de um dos baús de recordações que todos nós temos.
A jovem de nome Lucinda (filha de Lucinda Lopes) e que foi viver para os Estados Unidos da América está ladeada por Horácio Nunes dos Reis e Joaquim da Natividade Pinto.
Horácio Nunes dos Reis (à esquerda na foto) viria no ano seguinte a iniciar a sua carreira de dirigente da União.
Em 18 de Janeiro de 1948 é eleito 1º Secretário da Assembleia-Geral, cargo que desempenha até final de 1952. Após um pequeno interregno motivado pela sua saída para o ex Congo Belga, volta a desempenhar outros vários cargos entre os anos de 1955 e 1970 - Vogal da Direcção e da Comissão de Festas e Assistência, Secretário e Vice-Presidente da Assembleia-Geral. São desses anos as famosas, muito concorridas e animadas festas que a União levava a efeito no salão nobre da Casa das Beiras, no Largo de São Domingos, em Lisboa.
Em 1979 é eleito Vice Presidente da A. G. tendo nos dois anos seguintes ocupado o cargo de Presidente no mesmo órgão.
O seu último acto foi o de presidir à Assembleia-Geral de 20 de Março de 1982, tendo sido secretariado por Pedro Gaspar Freire e António Domingos Santos.
Vinte e cinco anos depois, sabemos que continua a acompanhar as actividades da sua União Progressiva. Ficará para sempre como sendo um dos "Homens da União".

UPFC

Sem comentários: