domingo, 2 de março de 2008

O meu álbum de fotografias


Todos nós guardamos fotografias. De uma viagem que fizemos, de um fim-de-semana passado com amigos, de uma ida a casa de um parente que mora longe, de um encontro a recordar os tempos de tropa, de um casamento, de um baptizado, de uma festa, etc.
Em gavetas, em envelopes e também em álbuns guardamos momentos tristes, momentos alegres, momentos diferentes, que não deixam que a memória dos tempos os vão apagando da nossa memória.

Rebusquei numa gaveta e encontrei algumas dessas fotografias que gostarei de partilhar convosco. Muitas das pessoas que nelas ficaram, para que agora as possamos recordar, já não estarão entre nós.
Escolhi três. Talvez nada vos digam. Haverá porventura quem goste de as ver.
Foram tiradas em tempos diferentes, quando as pessoas se visitavam, se passeava ao domingo e a pé e também se brincava.

As duas fotos que se apresentam a seguir são dessa época (finais dos anos 40 do século passado). Um pano pintado a servir de cenário, a recriação do namorico do magala e da sopeira ou a ilusão de voar num aeroplano de então. Irradiam boa disposição.
.


Já não estão entre nós. Os mais velhos reconhecem-nos e lembram-se deles.
Eram grandes amigos. Estiveram ligados ao regionalismo enquanto viveram.
António Domingos Neves, Manuel Domingues e Afonso Baptista de Almeida.
Os dois primeiros do Colmeal e o último, da vizinha aldeia de Capelo.

Deste álbum e para recordar a odisseia de uma viagem desde a capital até à nossa aldeia uma foto tirada no Rolão (finais dos anos 40) em que se vê a casa, hoje em ruínas, da senhora Martinha.


A União está a procurar nas suas gavetas, fotografias antigas e outras mais modernas para constituir um álbum, para reconstituir uma vida.
Um álbum que será de todos e para todos.
Estamos a ilustrar já algumas das suas páginas. Páginas que poderão virem a ser melhoradas com a sua participação e colaboração. Sabemos que também tem gavetas, que também tem envelopes, que também tem recordações e que também gostará de as partilhar.
Honraremos sempre a memória daqueles que trabalharam para que a União Progressiva da Freguesia do Colmeal seja o que é hoje.

Envie-nos, por favor, as suas fotografias para a nossa sede ou se tiver Internet, para: upfcolmeal@netcabo.pt

Para consultar directamente o nosso/vosso álbum de fotografias pode aceder em
http://upfc-colmeal-fotos.blogspot.com/ ou clicando no link por baixo do logotipo da União.

Conte connosco! Nós contaremos sempre consigo!

António Santos
25 de Outubro de 2007

Sem comentários: