terça-feira, 11 de março de 2008

Recordações do passado (XXXV)

(clique na foto para ampliar)

Uma foto dos anos trinta/quarenta do século passado, quando as comissões de melhoramentos davam os primeiros passos na defesa dos interesses das suas aldeias perdidas e esquecidas.
Aldeias onde ficavam as mulheres e as crianças, e também os mais velhos. Os mais ousados debandavam Lisboa à procura de sustento para os que ficavam. Uma vida de árduo trabalho, de dificuldades, mas nunca esquecendo o torrão natal e os seus.
Nesta realização da Comissão de Melhoramentos dos Cêpos reconhecemos para além de Luís Ferreira (jornalista), Francisco Luiz e António Domingos Neves, ao tempo dirigentes da União Progressiva da Freguesia do Colmeal.
O entendimento e a solidariedade que existiam entre as várias colectividades, mesmo de concelhos diferentes, era fundamental para a troca de ideias e de experiências, porque as necessidades eram quase sempre as mesmas - falta de estradas, de água, de luz, de assistência médica, enfim, falta de tudo.
Para este entrosamento e para o entusiasmo e alegria que se pressentem nesta fotografia muito contribuía a concentração residencial (Mouraria, Alfama, Escolas Gerais).
Tudo faremos para que fotografias como esta possam ser tiradas novamente.

UPFC

1 comentário:

Anónimo disse...

Como Presidente da Direcção da Comissão de Melhoramentos de Cepos, felicito-vos pelo vosso magnifico trabalho, pois que fotos antigas como estas que nos apresentam, são já raras, e são de grande importancia para as nossas Colectividades.- Importa revermos o passado, para melhor preparar o futuro!- Parabéns, e obrigado pelo vosso trabalho.
SAUDAÇÕES REGIONALISTAS.
Abel Nunes A. Neves.

24 de Fevereiro de 2008 9:31