domingo, 2 de março de 2008

A União nasceu em 20 de Setembro de 1931


Fez ontem precisamente 76 anos que foi fundada a União Progressiva da Freguesia do Colmeal.
A Direcção actual, em reunião ontem efectuada na sua sede social e Casa do Concelho de Góis, recordou esse acontecimento marcante na vida de todos os Colmealenses (naturais e oriundos da freguesia).
Aquele punhado de homens simples e de pouca instrução, mas com muito querer e determinação, conseguiu organizar-se e mobilizar os conterrâneos para melhorar as condições de vida de todos os que viviam isolados nas nossas aldeias perdidas entre as serranias.
A eles e aos que se seguiram, devemos o rasgar de estradas, a electrificação, a eliminação das fontes de chafurdo, a instalação de água canalizada e de vários fontanários, a rede telefónica, o saneamento, o posto médico, a ampliação do Largo, o calcetamento das ruas, o posto médico, abertura de escolas, etc.
Aos que estiveram na origem da UNIÃO a nossa gratidão e o reconhecimento por tudo quanto fizeram.
Abel Joaquim de Oliveira, Aníbal Gonçalves de Almeida, António Domingos Neves, António Martins Mendes, António Nunes dos Reis, Francisco Domingos, Francisco João Miranda, João Mendes, Joaquim Fontes de Almeida, Joaquim Francisco Neves, José Antunes André, José Henriques de Almeida, Manuel João Miranda, Manuel Martins e Manuel Nunes de Almeida.
Os seus nomes ficarão para sempre gravados a ouro na história do regionalismo.
Obrigado a todos.

21 de Setembro de 2007
A Direcção

Sem comentários: