domingo, 2 de março de 2008

O CHAFARIZ DO COLMEAL FOI INAUGURADO HÁ SETENTA ANOS

“Onde existir um chafariz, um marco fontanário, uma escola, um jardim, uma cantina, uma ponte, um caminho vicinal, uma estrada, um telefone, uma lâmpada eléctrica a rasgar as trevas da noite, e, em suma, qualquer manifestação de progresso, é certo, certíssimo, ter havido uma acção regionalista a impulsioná-la e a corporizá-la.

”In Jornal “O Colmeal”, nº 112 – Julho de 1971 – Claudino Alves de Almeida




Em 26 de Setembro de 1937 eram inaugurados o chafariz e o abastecimento de água no Colmeal que “… só foi possível, mercê de grandes sacrifícios (…), foi preciso nomear comissões para angariação de fundos, não só na sede de freguesia como em Lisboa, na América do Norte e França, onde ao tempo existiam regulares colónias de emigrantes nossos conterrâneos…”
In “memórias e esperanças”, João Nogueira Ramos, pág. 235




Ao longo dos anos verificaram-se alterações e mutilações neste primeiro melhoramento da União Progressiva no Colmeal.



Foto tirada em Setembro de 1970, em que se reconhecem Abel dos Santos, António Ramos, Álvaro Domingues de Almeida, Manuel Mendes Domingos, Maria Alice Domingos e Abel Ferreira da Ascenção.Quem será a criança que tapou a cara?A placa ainda lá estava...


A pia onde os animais bebiam desapareceu para dar lugar a uns sanitários, envoltos em alguma polémica, face à sua localização.
.


Se repararmos nas fotografias, verificamos que uma placa alusiva à inauguração deste chafariz também foi retirada.



Quando em 2006 a União Progressiva da Freguesia do Colmeal comemorou os seus 75 anos, o chafariz apresentava um aspecto pouco cuidado.



Felizmente que a situação foi revista e em 2007 apresentava-se de cara lavada.

E da placa que lá estava, alguém sabe o que lhe aconteceu?

Sem comentários: