quinta-feira, 6 de março de 2008

Recordações do passado (XI)



Esta fotografia que vai enriquecer o nosso Álbum de Recordações, terá sido tirada em 19 de Setembro de 1943, no dia do primeiro pic-nic realizado pela União Progressiva da Freguesia do Colmeal.

Reconhecemos em pé José Augusto Elias, Álvaro Domingues de Almeida (o "Álvaro do Roçaio), Ernesto Braz (a tocar guitarra) - tinha uma venda de fruta entre o princípio da Rua do Benformoso e da Calçada da Mouraria, local onde se juntavam a conversar conterrâneos das várias aldeias da freguesia do Colmeal - , Maria de Almeida Brás e Alfredo Pimenta Brás, Idalina do Espírito Santo Pinto e Manuel Pinto do Patrocíno (irmão do "ti Xico das Quotas").
De cócoras, à esquerda António Santos Almeida (Fontes) e o seu grande amigo Eduardo Ferreira (Elias). Depois, "em pose artística" (veja-se a colocação da mão no queixo...) o ainda jovem Joaquim Luís Pinto, que tem a responsabilidade da quotização da União, tal como teve seu pai durante muitos anos.
Como se costuma dizer... filho de peixe sabe nadar.
E os três pequenos de baixo são a Maria Eugénia de Almeida Brás (que gentilmente nos cedeu esta fotografia) e um seu irmão, Fernando Almeida Brás, que faleceu quando ainda muito jovem. No meio deles, Maria da Luz Pinto, filha do casal à direita na foto.
Naquele tempo, a maioria da colónia colmealense em Lisboa residia na Mouraria (Ruas do Capelão, de João do Outeiro e da Amendoeira), Largo da Guia e Pátio do Coleginho, na Calçada de Santo André e nas Ruas do Terreirinho e do Benformoso - onde um fado dizia que "havia boas gargantas".
Mas também em Alfama, Castelo, São Cristóvão e São Lourenço e na zona das Escolas Gerais onde existiam apreciáveis núcleos de conterrâneos, não só do nosso concelho, mas também dos concelhos vizinhos de Arganil e Pampilhosa da Serra.
A proximidade residencial e os encontros quase diários permitiam o fortalecimento de amizades duradouras, assim como o debate de ideias e procura de soluções para se poderem ultrapassar as muitas carências existentes nas suas aldeias de origem.
E assim, de recordações, iremos tentando fazer a "História da União".
Com a sua ajuda, poderemos amanhã, escrever outra página.

UPFC

Sem comentários: