segunda-feira, 10 de março de 2008

Recordações do passado (XXXII)


(clique na foto para ampliar)


Já anteriormente havíamos recordado através de uma fotografia (a dos bois à frente do carro...) a odisseia do primeiro automóvel a conseguir chegar ao Colmeal, quando a estrada ainda não estava totalmente rasgada até à povoação.
O "herói" está estacionado onde hoje se encontram dois contentores do lixo, junto ao chafariz.
Esta "recordação" será dos últimos anos da década de cinquenta do século passado.
António (do Açor) parece ter sido o aventureiro e aqui o vemos com António Santos Almeida (Fontes), António Domingos Júnior (ao tempo Presidente da Junta de Freguesia do Colmeal) e Josefa dos Anjos Domingos, que prematuramente entendeu deixar o nosso convívio com apenas 51 anos.
Manuel Duarte de Almeida, Padre André de Almeida Freire, João da Paz, Joaquim Nunes Pinto e o filho Joaquim da Natividade Pinto.
A jovem que se vê em primeiro plano, em pose descontraída, é Maria Lucília Domingos Pinto Carreira da Silva, actualmente Presidente do Conselho Fiscal da União.
Iniciou a sua actividade regionalista como Secretária na Comissão de Juventude em 1973 (um pioneirismo em termos de regionalismo). Veio a integrar a Direcção no período de 1978/1981. Transita para o secretariado da Assembleia-Geral nos anos de 1983 a 1988. Em 2003/4 é Relatora do Conselho Fiscal, cuja presidência vem a assumir em 2005 .

Foto cedida por Fátima de Almeida Freire

UPFC

Sem comentários: